Modernidade e Tecnologia: O Novo Entreposto da PROSA em Reconstrução com a Qualidade da Cobelba

Quase um ano após o incêndio que destruiu grande parte das suas instalações, o entreposto de produtos frutícolas PROSA, referência na Península Ibérica pelos seus elevados padrões de qualidade e inovação tecnológica, está de volta. A Cobelba é a empresa responsável pela sua reconstrução e prevê a conclusão da obra para junho deste ano.

Localizado estrategicamente na Zona Industrial do Marco de Canaveses, o novo entreposto da PROSA encontra-se a ser totalmente reconstruído, incorporando os mais modernos equipamentos e tecnologias do setor.

A estrutura, com uma área coberta de 6.500 m², abriga um entreposto comercial com equipamentos de calibração e embalamento de última geração, câmaras frigoríficas para armazenamento, maturação e expedição, além de áreas sociais completas, como receção, laboratórios de controlo de qualidade, escritórios e salas de reuniões. A empreitada inclui, ainda, um reservatório para incêndio, totalmente construído em betão armado, com 245 m2, com capacidade de armazenamento de água de 490 m3, quatro cais de carga e descarga, a par de zonas ajardinadas, com áreas de lazer para os funcionários.

A obra envolveu a demolição integral do edifício existente, o reaproveitamento de resíduos de betão britados e a movimentação de 18.000 m³ de terra. A montagem da estrutura exigiu 7.200 m² de betão pré-fabricado, 1.200 m³ de betão armado, 155 toneladas de estrutura metálica, 2.500 m² de revestimento de fachada em painel sanduíche e 6.500 m2 de pavimento industrial em betão e cobertura tipo deck.
A reconstrução da PROSA representou, assim, um desafio de engenharia e logística, tendo em conta o planeamento rigoroso dos prazos de fornecimento de todos os recursos necessários e a coordenação das diferentes empreitadas.

Apetrechada com os mais modernos equipamentos de calibragem, conservação e embalamento de frutas, as novas instalações da PROSA estarão preparadas para todas as fases do processo, com uma capacidade para armazenamento de 5.500 toneladas de frutas em frio, garantindo os mais altos requisitos de qualidade e segurança alimentar.

Os projetos e a gestão de projeto estão a cargo da Sonae Sierra.

Tags