Com foco na autenticidade da cozinha italiana, o novo restaurante ZeroZero abriu as suas portas no passado dia 17 de abril, pela mão da PLATEFORM. O espaço encontra-se no icónico e histórico Edifício Espelho d´Água, um marco situado junto ao Rio Tejo, em Belém, Lisboa.
Originalmente concebido em 1940 pelo arquiteto António Lino para a Exposição do Mundo Português, o Edifício Espelho d’Água foi agora revitalizado, em parceria com o Atelier Lado e numa obra desenvolvida pela Cobelba. A intervenção adaptou o espaço aos mais recentes padrões de conforto e funcionalidade, preservando a sua identidade histórica.
Com uma área total de 1370 m², distribuídos por dois pisos, e uma gelataria artesanal, o ZeroZero oferece 500 lugares sentados, dos quais 186 se encontram numa convidativa esplanada. A ampliação desta para quase 300 m², com a criação de um novo passadiço de ligação à beira-rio, representou um desafio acrescido, exigindo o esvaziamento completo do lago adjacente.
A proximidade do Padrão dos Descobrimentos impôs, também, a criação de uma estrutura metálica para a cobertura, cuidadosamente pintada na mesma cor das fachadas do edifício, de forma a manter a harmonia visual e a sensação de um volume coeso.
A intervenção no Edifício Espelho d’Água revelou-se rica em vários detalhes singulares, que conferem ao ZeroZero um charme distinto. Destaca-se a manutenção e o restauro do mural do artista norte-americano Sol LeWitt, datado de 1920. O espaço caracteriza-se, ainda, pela diversidade de materiais e revestimentos, como os imponentes lavatórios em pedra maciça, com cerca de 600 kg cada, nas instalações sanitárias do primeiro piso.
Combinando a riqueza da sua herança arquitetónica com uma localização privilegiada, o ZeroZero apresenta-se, assim, como um novo destino gastronómico com todos os ingredientes fundamentais para proporcionar uma experiência única.
Expressamos os nossos parabéns a todas as equipas envolvidas e à PLATEFORM por mais este projeto de sucesso!